Argentina. 1º país latinoamericano com lei de casamento gay

22 de julho de 2010

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, promulgou na quarta-feira, dia 22 de julho, a “Lei de Matrimônio Igualitário”. O país, onde 91% da população se afirma católica, tornou-se o primeiro da América Latina a autorizar o casamento entre homossexuais. Apesar da aprovação no meio político, o tema do casamento entre pessoas do mesmo sexo continua a gerar muita polêmica no território vizinho.

Alguns juízes argentinos garantiram se recusar a celebrar casamentos entre gays. Foi o caso da juíza de paz Marta Corvella, que voltou atrás em suas palavras, após ter uma conversa com seu pastor. Ela havia afirmado que não casaria casais homossexuais em seu cartório, na Província de La Pampa, “por uma questão de princípios cristãos”. Ela disse ainda que “na Bíblia, Deus não aprova essa forma de viver”.

Já o padre argentino Nicolás Alessio, por sua vez, lamenta a posição da igreja católica e se diz disposto a unir numa cerimônia religiosa um casal homossexual. “É uma pena que a Igreja ainda seja tão autoritária, e não esteja disposta a compreender a diversidade. Se um casal gay me pedir, farei o casamento com muito prazer”, afirmou.

A Argentina é o primeiro país latino-americano a contar com uma lei de casamento gay e o 11º país no mundo. A histórica decisão pode ser um fator de pressão para que o Brasil também discuta a extensão do direito ao casamento a pessoas do mesmo sexo.

Fonte:

http://www.athosgls.com.br/
http://noticias.r7.com/
http://diario.iol.pt/

Foto por contrapauta

Faça seu comentário