Casamento Grego

CUIDADO COM A LOUÇA

As tradições gregas do casamento já fizeram sucesso na tela dos cinemas. No filme “My big Fat Greek Wedding” (2002), muitos dos costumes deste povo foram apresentados de forma leve e divertida ao público. No enredo, Toula Portokalos (Nia Vardalos) é grega e trabalha no restaurante de sua família. O sonho de seu pai é vê-la se casar com um grego, mas ela se apaixona por Ian Miller (John Corbett), um inglês completamente alheio à cultura da família dela.

Um dos mais curiosos costumes, passado através das gerações e visto também no filme, é a prática de quebrar pratos na festa de casamento. Trata-se de uma forma de demonstrar alegria pelos noivos. Estima-se que o hábito entre os gregos tenha surgido há mais de quatro mil anos, até hoje fazendo parte de várias danças, principalmente de duas, chamadas zembecico e sirtaki.

O costume é uma leitura do modo de pensar dos gregos, que valorizam acima de tudo os sentimentos. Eles quebram os pratos para mostrar seu desapego às coisas materiais. Da mesma forma, além de comerem os alimentos, procuram percebê-los através dos outros sentidos: a visão, o olfato e o tato. Ficaria faltando o sentido da audição, que eles suprem com o barulho da quebra dos pratos.

Conta-se que a tradição também tem segundas intenções: muitos rapazes aproveitam o estardalhaço para atrair a atenção das garotas e iniciar um possível namoro.

Foto por Jared Windmüller.