Casamento Havaiano

CASAMENTO HAVAIANO

O encanto de um casamento em estilo havaiano está na sua simplicidade. O clima é leve e inspirado tão apenas nas belezas naturais, como o azul do mar, o brilho do sol e o visual da praia. Geralmente realizado junto à areia, este tipo de cerimônia combina muitas flores e frutas na sua decoração e traz convidados trajando roupas mais descontraídas.

Para a noiva, o vestido costuma ser branco ou, no modo mais tradicional, usa-se um vestuário formal chamado “holoku”. No lugar de um véu, ela recebe uma guirlanda de flores, conhecida como “haku lei”, que deve ser composta por jasmim branco. Familiares também recebem guirlandas de flores variadas. No buquê da noiva são vistas orquídeas selvagens ou lírios.

Para o noivo, o traje não inclui nada além de uma camisa branca com mangas compridas e calças brancas. À cintura, pede-se que enrole uma faixa vermelha, que também pode ser da cor principal da decoração do casamento.

O colorido do Havaí se mistura ainda, especialmente, no ritual. É comum o uso de tradições vindas de variadas religiões e culturas do Pacífico, visto que o país é um caldeirão rico em diversidade de origens. As cerimônias são carregadas de simbolismos para garantir sorte, prosperidade e felicidade ao novo casal, além de fomentarem o respeito à família e aos ancestrais.

Um deles é ouvir o som de uma concha de três vezes, antes do início da celebração. Isto significa que os deuses estarão presentes, abençoando o ritual. Também se usam os fogos de artifício dos chineses após a cerimônia para “expulsar” maus espíritos que possam se colocar no caminho dos noivos.

Incorporado aos festejos, o “Pandango”, de origem Filipina, é um costume muito freqüente. A ideia é ter dinheiro pregado sobre as roupas dos recém-casados. Enquanto a noiva e o noivo desfrutam da primeira dança, padrinhos e outros convidados colocam dinheiro ao seu redor. O casal mantém as ofertas enquanto dança, até que todos tenham terminado os votos de prosperidade ao novo casal.

É essencial também aos havaianos que o casal tire em conjunto a primeira fatia do bolo. Cortar o bolo mostra o empenho de cada um em partilhar os desafios que estarão presentes ao longo do casamento. Em seguida, noivo e noiva dão, cada qual, uma mordida no bolo do parceiro, para mostrar que vão amar e honrar-se mutuamente. Por sua vez, esmagar o bolo sobre o rosto do outro é considerado desrespeito.

Foto por Jim Winstead.